O mundo tem estado cada vez mais preocupado e antenado nas questões de sustentabilidade,e o mesmo ocorre com as indústrias de diversos setores, conforme explica Danilo Destro Furtado, o CEO da empresa Brazilian Graphene.
Neste contexto, tem havido uma crescente transição no consumo e produção de energia com foco voltado para energias mais limpas e renováveis. Dessa maneira, as terras raras, um grupo específico de matérias-primas, constituem grande importância para o desenvolvimento dessas formas de energia. Se você se interessa por esse assunto e deseja saber mais sobre as terras raras e seus impactos, continue a leitura deste artigo.
Como acontece o uso das terras raras para as tecnologias verdes?
As terras raras são um grupo de elementos químicos específicos e fundamentais para a criação de diversos produtos tecnológicos por conta de suas propriedades extraordinárias. Dessa forma, eles têm sido cada vez mais utilizados nas inovações de tecnologias verdes, como por exemplo:
- Turbinas eólicas;
- Painéis solares;
- Carros elétricos e muitos outros.
As turbinas eólicas e o uso de ímãs de Neodímio
Segundo aponta Danilo Destro Furtado, um dos principais exemplos do uso das terras raras é sua utilização nas turbinas eólicas. O Neodímio é um dos componentes do grupo das terras raras, de forma que seus ímãs são essenciais para a geração de eletricidade por meio de turbinas eólicas, tornando-as mais eficientes na captação de energia através da captação e ventos.
Painéis solares
Os painéis solares são outros exemplos de fonte de energia limpa quando o assunto é sustentabilidade e produção renovável de energia. Da mesma forma, as terras raras também são utilizadas na fabricação destes dispositivos, permitindo uma estrutura mais eficaz e resistente na captação de energia solar.
A inovação dos veículos elétricos e suas baterias com uso de terras raras
Já em relação aos veículos elétricos, como destaca o empresário Danilo Destro Furtado, a aplicação de terras raras é essencial para a fabricação de suas baterias potentes e sustentáveis. As baterias de íon-lítio usadas em carros elétricos dependem do lítio e do cobalto, da mesma forma que o lantânio e o neodímio também são utilizados na fabricação de motores elétricos e dos sistemas de controle que tornam esses veículos eficientes e acessíveis.
Por fim, conforme informa o homem de negócios Danilo Destro Furtado, é possível observar cada vez mais o quanto as terras raras têm surgido como uma grande inovação e até mesmo revolução na indústria de novas tecnologias, principalmente em uma época onde a sustentabilidade e a preocupação ecológica estão cada vez mais em foco, criando a necessidade de se procurar por recursos econômicos, resistentes e, principalmente, sustentáveis, contribuindo para produções mais responsáveis e eficientes.